< Trasso Comunicação
Comunicação


Palavras do Presidente da SRad-RJ e das Comissões Nacional e Regional


PALAVRAS DO PRESIDENTE DA SRad-RJ

A idéia de realizar um encontro de radiologia cardíaca surgiu em 2007, após uma conversa informal realizada entre alguns médicos que participavam do congresso da SCMR, nos EUA. O projeto então tomou forma e se tornou realidade em 2008, sendo realizado no Rio de Janeiro, com o apoio da Sociedade local.

Agora, em 2014, o Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca volta a ser realizado no Rio de Janeiro, com organização conjunta da Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro (Srad-RJ) e da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por imagem (SPR).

O evento ainda conta com o apoio do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), da Sociedade  de Cardiologia do Rio de Janeiro (SOCERJ), da Society of Cardiovascular Computed Tomography (SCCT) e da Society of Cardiovascular Magnetic Resonance (SCMR).

Sob a coordenação dos Drs. Cesar Higa Nomura, Marcelo Souto Nacif, Roberto Caldeira Cury, Carlos Eduardo Rochitte (Coordenação Nacional), Amarino de Carvalho de Oliveira Junior, Clério Francisco Azevedo Filho, Cyro Antonio Fonseca Junior, Marcelo Souza Hadlich, Ilan Gottlieb e Mauro Esteves (Coordenação Regional), o encontro chega à sua sétima edição como o principal evento na área de Radiologia Cardiovascular não invasiva, principalmente focado na TC e RM Cardíacas, promovendo a atualização científica e a troca de experiências entre radiologistas e cardiologistas.

O Rio de Janeiro está de portas abertas para recebe-los, no coração de Copacabana, certo de que o sucesso será ainda maior que aquele obtido em outras edições.

Mauro Esteves de Oliveira
Associação de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do RJ - Srad-RJ
Presidente

 

PALAVRAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL

É com grande satisfação que divulgamos o VII Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca, que retorna à cidade do Rio de Janeiro. Após estes sete anos, observamos um importante amadurecimento de todos os envolvidos com o evento e a necessidade de mantermos um ambiente neutro e profissional para que todos os interessados em tomografia e ressonância magnética cardiaca consigam aprimorar conhecimentos e trocar experiências para que esta área de atuação se fortaleça cada vez mais.

O intuito de unir radiologistas e cardiologistas que atuam com os métodos está cada vez mais sólido pois facilita o diálogo e a interlocução, traduzindo para os clínicos ou para os que se iniciam nesta atividade o que existe de mais atual e avançado.

Com isso, os participantes terão uma visão ampla e objetiva sobre avaliação radiológica e cardiológica de ambos os métodos. Neste ano manteremos o apoio do SMCR e do SCCT, nossos parceiros internacionais.

No programa serão abordados aspectos normais e patológicos das doenças cardíacas, além de uma ampla discussão sobre os aspectos técnicos e dos últimos avanços. Esta divisão coloca o nosso evento dentro do mais alto nível de conteúdo teórico e científico, se igualando aos congressos e encontros internacionais.

Dividido em módulos, o encontro incluirá temas sobre princípios básicos, cardiomiopatias, avaliação quantitativa, SCMR, pesquisa de isquemia, avanços e novas utilidades, cardiopatia congênita, urgência, discussão de casos e o team spirit (SCCT).

Aguardamos voces de braços abertos.

Cesar Higa Nomura MD
Membro da SPR, SCCT e SCMR
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Marcelo Souto Nacif MD, MSc, PhD, FSCCT
Membro da SPR, SRad-RJ, SCCT e SCMR
Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Roberto Caldeira Cury MD, PhD
Membro da SBC, SCCT e SCMR
Responsável pelo Brazil International Regional Committee 

Carlos Eduardo Rochitte MD, PhD
Membro da SBC, SCCT e SCMR
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

 

PALAVRAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA REGIONAL
 
O Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca é a melhor oportunidade que o médico, residente, aluno e técnico têm de se aperfeiçoar em TC e RM cardíacas.  Poucos encontros científicos reúnem profissionais tão destacados para discutir com profundidade um campo palpitante do conhecimento médico.  O programa nesse ano concilia a discussão técnica básica com uma visão do horizonte da TC e RM cardíacas, suas aplicações clínicas e desafios tecnológicos. 

O Rio de Janeiro espera vocês de braços abertos para mais essa versão do ENRC!  Será certamente um prazer recebê-los.


Amarino de Carvalho de Oliveira Junior
Membro da SRad-RJ e CBR

Clério Francisco Azevedo Filho
Membro da SBC

Cyro Antonio Fonseca Junior
Membro da SRad-RJ
Vice-presidente (RJ) do CBR

Marcelo Souza Hadlich
Membro da SBC

Ilan Gottlieb
Membro da SBC

 

 

Copyright © 2006 Editora Trasso